quarta-feira, setembro 12, 2012

Vou falar um pouco de Florianópolis SC


Aqui na Ilha somos um povo calmo e hospitaleiro. Apesar de o verão ser complicado, falta infraestrutura para tantas pessoas que chegam para o veraneio. Em de todo lado. Depois vão embora e nos deixam com os preços mais altos, muita sujeira, o transito vira um caos total, enfim, mas já nos acostumamos. Temos dois times na capital Avaí e Figueirense. É uma boa rivalidade, mesmo porque quando um sobe para série "A" o outro desce para a "B". Então como diz o mané," não intica istepô". Somos de maioria católica, e são várias as comunidades que tradicionalmente todos os anos, fazem a Festa do Divino, e a festa do Padroeiro da Capela. Todos os anos tem a procissão de Navegantes pelo mar, desde que, ele esteja manso. Então as beatas colocam suas fitas vermelhas no pescoço, elas fazem parte da Irmandade do Sagrado Coração.Os pescadores enfeitam seus barcos, é feito um sorteio na hora da missa para ver qual lancha vai levar a Santa. Então, é feito o sorteio, e todos aguardam, às vezes da uns rolinhos.
No verão, temos bons restaurantes, vida noturna muito boa pra quem gosta da noite, e as praias pra quem gosta do mar. No inverno fica tudo muito quieto Graças a Deus! Ficamos em paz por alguns meses apenas.
Mas temos a época da tainha, que às vezes visita nossas praias, esse ano ela não veio, nem sei por que, talvez pelos barcos que já pescam em alto mar. E o pescador artesanal fica chupando o dedo. Temos a Festa do Divino, ha!!Essa é boa! Tem banda de música que vai atrás do cortejo, e tem os devotos do Divino, isso quer dizer que só vão à Igreja nesse dia. Vão sempre pra reparar os trajes, se estão bonitos, se não esta, essas coisas. Na época da tainha tem o olheiro que fica esperando a tainha chegar a uma distância para ser cercada, ele abana com seu paletó, e daí as canoas saem, já é tudo combinado. Hora sai um dono de rede, depois outro e assim vai. Estou postando umas fotos, inclusive do nosso Mané mais famoso, o Guga, ele também ganhou o troféu de Manézinho da Ilha. Tem o Mané e a Dona Bilica. Tem os mandrião, esperando o peixe chegar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário