quarta-feira, setembro 19, 2012

Mulheres de Gana

Você sabia que ainda hoje milhares de mulheres acusadas de bruxaria em Gana na Africa vivem isoladas?
Pois é, ainda hoje em Gana e outros países africanos, quando a desgraça atingem vilarejos, a culpa é das chamadas bruxas. Mulheres excêntricas, extrovertidas, as vezes já idosas, são alvo fáceis e terminam sendo expulsas do povoado onde vivem. Atualmente, existem seis campos de bruxas espalhados por Gana, com até cem mil mulheres em cada um deles. Se forem acusadas inocentes, passam por um ritual de purificação.
No campo, Kukuo, mulheres exiladas de seus povoados, precisam comprar uma galinha de cores fortes como oferenda ao chefe religioso. Agachado, o velho sacerdote, murmura algumas palavras, antes de cortar a garganta da ave. Se ela cair de costas, é sinal de que a bruxa é inocente, e  está pronta para ser purificada com  água benta. Caso contrário a "bruxa" tem que beber uma poção purificadora feita com o sangue da galinha, crânio de macaco, e terra. Mas para que o exorcismo funcione, a mulher não pode ficar doente nos próximos sete dias, se ficar tem que tomar a poção novamente.
Embora a tradição dos campos de bruxas seja exclusiva de Gana, é costume em várias regiões da Africa. É possível encontrar mulheres com mais de oitenta anos, forçadas a abandonar seu povoado.
É um fato comum, viverem em barracos, com goteiras sem eletricidade ou agua corrente. Um relatório da organização não governamental, ActionAid publicado recentemente, afirma que mais de 70% das moradoras do campo, Kukuo foram acusadas de feitiçaria e expulsas após a morte dos seus maridos. Para muitos, isso é sinal de que as acusações de bruxaria, é uma forma de a família se apoderar dos bens da viúva. Para o grupo de direitos das Songtaba, aquelas que não se adaptam as expectativas da sociedade, também são vítimas de acusações de bruxaria. Eles querem as mulheres submissas, caso contrário, são acusadas de estarem possuídas, e quase sempre são linchadas, se resolverem voltar ao seu vilarejo. Cerca de 3.000 mil pessoas são mortas na Tanzânia por suspeitas de bruxarias. Idosas viram alvo por não serem mais úteis a sociedade. Como vemos, ainda existe essas  barbárie pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário