sexta-feira, agosto 31, 2012

Os Celtas - 2ª Parte


Estudos genéticos entre os habitantes de áreas célticas como Gales, Irlanda, Bretanha e Cornualha, são muito fortes os traços genéticos encontrados na península Ibérica. As manifestações artísticas Celtas possuem marcante originalidade com influências asiáticas e civilizações Grega, Etrusca e Romana. Faziam peças com figuras em espiral e desenhos geométricos, destacando-se peças ricamente ornamentadas em bronze prata e ouro, com relevos e motivos entalhados. Na cultura Celta, havia o costume do uso de capacete dos guerreiros com enormes chifres ou asas laterais. Nas festas usavam taças feitas com o crânio dos inimigos entre outros. Existia um centro de aprendizagem chamada (Massalia) onde os Celtas aprendiam a cultura Grega, e a ler e escrever. A unidade básica de sua organização social era o clã composto por famílias aparentadas que partilhavam as terras para a agricultura, mas o gado não era dividido cada família possuía seu rebanho. A organização política era dividida em três classes. O rei os nobres os homens livres e os servos. Artesão, refugiados e escravos. Esse ultima não possuía direitos políticos. A esta estrutura secular agregavam-se os sacerdotes (Druidas) bardos, e ovados, todos com grande influência sobre a sociedade. A religião Celta exaltavam as forças telúricas. A natureza era a expressão máxima da "Deusa Mãe" A divindade máxima era feminina, cuja manifestação era a própria natureza e por isso os Celtas embora não fosse matriarcal, a mulher era soberana no domínio das forças da natureza.
A religião Celta era politeísta com característica animista, sendo os ritos sempre realizados ao ar livre. Alguns historiadores falam em cerimônia envolvendo sacrifícios humanos. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o Imbolc e Belthane, também celebrações dos equinócios e solstícios. Sabe-se que os Celtas adoravam várias divindades, associadas à natureza. Entre as divindades havia a Tailtiu e Macha deusas da natureza, e Epona deusa dos cavalos. A divindade masculina o Goibiniu, o fabricante de cerveja e Tan Hill a divindade do fogo. As crenças religiosas dos Celtas também originaram muito dos mitos europeus. Com a assimilação de Roma os deuses Celtas perderam as suas características originais e passaram a se identificar com as divindades romanas. Posteriormente, com a ascensão do Cristianismo a velha Religião foi aos poucos abandonada, sem nunca ter sido totalmente extinta, presente ainda hoje em muitos cultos e crenças populares assimiladas ao cristianismo. Os santuários Celtas eram ao ar livre e consistiam em um círculo de pedras que demarcavam uma área de 6.50 a 30 metros onde no centro era elevado. O altar era feito de uma pedra colocada à maneira de uma mesa,
Sobre outras pedras que serviam de apoio. Era chamado círculo sagrado. Sempre perto de um rio, de um bosque, ou a sombra de um carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário