sexta-feira, agosto 31, 2012

Os Celtas - 1ª Parte


A origem dos povos Celtas surgiu entre 1900 a 1500 aC. Os Celtas foram uma das mais ricas civilizações do Mundo Antigo. A origem desta civilização remonta da Idade do Ferro. Foram eles os responsáveis pela introdução do ferro e da metalúrgica no continente europeu. Os celtas se subdividiram em diferentes povos como os belgas, gauleses, bretões, escotos, batavos, eburões, gálatas, caledônios e tunovantes. Durante o Império Romano vários desses povos, foram responsáveis pela nomeação de algumas províncias, que faziam parte dos domínios romanos. Grupos Celtas perpetuaram-se pelo menos até o século XVIII na Irlanda, onde conseguiram se isolar e preservar melhor as tradições das origens Celtas. Outras regiões europeias, também houve identificação com a cultura Celta, são: o País de Gales, a Cornualha, (Reino Unido) a Gália (França) do norte da Itália, o norte de Portugal e a Galiza noroeste da Espanha. A Influência cultural Celta, jamais desapareceu, em sua antiga zona de influência, como a música, usos e costumes atualmente com o Celticismo. Os Celtas sempre foram muito ligados à religião e assim como expressão de sua cultura, a música estava intimamente relacionada à religião. Tanto que os músicos, em sua maioria da classe dos Druidas. A música para eles era considerada uma manifestação do mundo espiritual, sendo assim o músico era considerado um ser privilegiado, pois podia captar manifestação do (Outro Mundo).
A temática musical Celta, era a ligação com a natureza. Um bosque , o vento, a alvorada, o outono ou qualquer outra estação , enfim cada movimento da natureza carrega um som e a função do músico era senti-la e traduzi-la em música. Os instrumento que usavam são característico com a música folclórica irlandesa que usavam, Flauta, Harpa, Gaita de Foles e o Bodhran, uma espécie de tambor de couro de animal curtido (cabra, cervo ou bezerro. Os Celtas falavam as línguas, a mais conhecida era a gaulês vindo da Britânica, o Galês da região de Gales, o Irlandês da Irlanda, o cornico da Cornualha , e também o manês um dialeto Gaélico Escocês. Todas as línguas Celtas empregavam o alfabeto romano. As nações celtas eram: Irlanda (Eire)Ilha de Man (Mann)País de Gales (Cymru)Bretanha (Breizh) Galiza (Gallaecia) Cornualha (Kernow )e Escócia (Alba).
A raiz do termo Celta significa os nomes próprios nativos da Gália , Celtillos e da peninsúla libérica.Celtio, Celtus,Celtieus, nos nomes tribais céticos, celtíberos, e também Celti, Celtica, Celtigos,e Celtibéria . Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário