segunda-feira, dezembro 24, 2012

Noite de Natal .

Oi amigos!Hoje como todos os anos nesse dia, coloquei meu avental de bolinhas vermelhas, fui pra cozinha cedinho!!! A lida com o Perú , é simplesmente cansativa! Depois de temperado, fiz um gostoso recheio , a moda alemã, coloquei no perú, e não esqueci de amarrar as pernas! ficou lindo, cheiroso, hummmm... Fiz sobremesa, e não podia faltar o pudim de leite condesado, saladas, salpicão, farofa etc... Confesso que pra isso, com quase quarenta graus na cozinha, fui me gelando, sabe como é né? essa época do ano, só cerveja bem gelada, pra aguentar o tranco.Mas confesso que me bateu uma saudade dos que já se foram, dos que estão longe, esses nossos sentimentos que afloram nesse dia... mas o que sentí saudades mesmo, foi do Natal da minha mãe. muito pobre, guardava sempre a galinha mais gorda para esse dia especial, e não tínhamos ceia de natal, era o almôço mesmo.Galinha ensopada na panela de barro, macarrão, salada de batatas, que aqui chamamos de maioneze, arroz, farofa. E só.Não tinha sobremesa, não tinha presentes caros, não tinha bebidas caras, só mesmo o velho Guaraná, ou uma bebida chamada gasosa, que e´o mesmo que groselha com água mineral com gás.Eu e meus irmãos , colocávamos, num píres, uns capins, que minha mãe dizia que Nossa Senhora passaria de noite com seu burrinho, e , trocaria o capim, por umas balinhas e uns pirulitos.E nós ficávamos tão felizes! Não tinha o consumo exagerado que temos hoje, essa mesa farta, que sobra para uma semana.Sinto saudades da simplicidade de nossas vidas.Mas a vida continua, e é claro que as coisas mudam.Tenho dó de quem hoje não tem um pão para comer.E sinto-me mal, quando vejo a minha mesa farta.Porque apesar de sabermos que nessa época do ano , todos colaboram com cestas básicas, brinquedos, para serem doados, mas são de segunda categoria.Acabamos sempre dando as nossas sobras.Você já viu alguém doar algo que lhe é precioso? Não, dão o que não querem mais.Os restos.Então cada ano que passa, faço menos, sem desperdício, mesmo porque meus filhos são adultos e já tem suas famílias.Preferem seguir a tradição que lhes ensinei de sempre reunir os filhos em volta da mesa nesse dia especial.Mas deixa assim, não podemos arrumar o mundo, sei bem que tentamos ser melhor a cada dia que passa.Pelo menos quando estamos envelhecendo. Olha, desejo a todos que estão fora de suas casas, de seus países, que se sintam abraçados, e convidados para minha mesa.Um dia todos voltarão a suas terras, e daí chorarão de alegria.Que Deus abençoe, a todos, e continue dando forças, para que vocês atinjam seus objetivos. Boa Sorte!O Brasil esta de braços abertos sempre esperando por todos os seus filhos! Feliz Natal! Muita Paz! Muita Saúde!Que o Ano Nôvo também lhes tragam muita Alegria! Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário