sexta-feira, agosto 31, 2012

Os Celtas - 2ª Parte


Estudos genéticos entre os habitantes de áreas célticas como Gales, Irlanda, Bretanha e Cornualha, são muito fortes os traços genéticos encontrados na península Ibérica. As manifestações artísticas Celtas possuem marcante originalidade com influências asiáticas e civilizações Grega, Etrusca e Romana. Faziam peças com figuras em espiral e desenhos geométricos, destacando-se peças ricamente ornamentadas em bronze prata e ouro, com relevos e motivos entalhados. Na cultura Celta, havia o costume do uso de capacete dos guerreiros com enormes chifres ou asas laterais. Nas festas usavam taças feitas com o crânio dos inimigos entre outros. Existia um centro de aprendizagem chamada (Massalia) onde os Celtas aprendiam a cultura Grega, e a ler e escrever. A unidade básica de sua organização social era o clã composto por famílias aparentadas que partilhavam as terras para a agricultura, mas o gado não era dividido cada família possuía seu rebanho. A organização política era dividida em três classes. O rei os nobres os homens livres e os servos. Artesão, refugiados e escravos. Esse ultima não possuía direitos políticos. A esta estrutura secular agregavam-se os sacerdotes (Druidas) bardos, e ovados, todos com grande influência sobre a sociedade. A religião Celta exaltavam as forças telúricas. A natureza era a expressão máxima da "Deusa Mãe" A divindade máxima era feminina, cuja manifestação era a própria natureza e por isso os Celtas embora não fosse matriarcal, a mulher era soberana no domínio das forças da natureza.

Os Celtas - 1ª Parte


A origem dos povos Celtas surgiu entre 1900 a 1500 aC. Os Celtas foram uma das mais ricas civilizações do Mundo Antigo. A origem desta civilização remonta da Idade do Ferro. Foram eles os responsáveis pela introdução do ferro e da metalúrgica no continente europeu. Os celtas se subdividiram em diferentes povos como os belgas, gauleses, bretões, escotos, batavos, eburões, gálatas, caledônios e tunovantes. Durante o Império Romano vários desses povos, foram responsáveis pela nomeação de algumas províncias, que faziam parte dos domínios romanos. Grupos Celtas perpetuaram-se pelo menos até o século XVIII na Irlanda, onde conseguiram se isolar e preservar melhor as tradições das origens Celtas. Outras regiões europeias, também houve identificação com a cultura Celta, são: o País de Gales, a Cornualha, (Reino Unido) a Gália (França) do norte da Itália, o norte de Portugal e a Galiza noroeste da Espanha. A Influência cultural Celta, jamais desapareceu, em sua antiga zona de influência, como a música, usos e costumes atualmente com o Celticismo. Os Celtas sempre foram muito ligados à religião e assim como expressão de sua cultura, a música estava intimamente relacionada à religião. Tanto que os músicos, em sua maioria da classe dos Druidas. A música para eles era considerada uma manifestação do mundo espiritual, sendo assim o músico era considerado um ser privilegiado, pois podia captar manifestação do (Outro Mundo).

quinta-feira, agosto 30, 2012

Noite de Lua Cheia!!


Olho o céu da minha janela e lá esta a lua! Cheia como uma bola, redonda, redonda... que noite linda! Inspiradora! Uma bela noite pra caminhar na praia, ver de longe as luzinhas das lamparinas nas casas das Bruxas, cheias de mistérios, em volta do fogão, caldeirão fumegante... quem sabe ela esta fazendo uma magia para encantar algum homem bonito, ou ajudando alguma mulher a encontrar o amor de sua vida...sei lá, talvez experimentando remédios para curar algum mal...enfeitiçando alguém , vai saber o que uma Bruxa esta fazendo numa noite como essa, onde a luz da lua reflete prata nas ondas do mar ?

sábado, agosto 25, 2012

Vinicius de Moraes


Eu te peço perdão por te amar de repente. Embora meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. Das horas que passei a sombra dos teus gestos. Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos. Das noites que vivi acalentando. Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo. Trago a doçura, dos que aceitam melancolicamente. Eu posso te dizer que o grande afeto que te deixo Não traz exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas, nem as misteriosas palavras dos véus da alma... É um sossego , uma unção, um transbordante de carícias. E só pede que repouses quieta, muita quieta. E deixes que as mãos cálidas da noite, encontrem sem fatalidade. O olhar estático da aurora. Um bom domingo!

sexta-feira, agosto 24, 2012

A Bruxa dos dias atuais

Quando falamos ou pensamos numa Bruxa, pensamos logo, em coisas ruins, alguns se benzem outros ficam amedrontados, outros dizem que é coisa do passado. Mas não é não. Ainda temos nossas Bruxas nos dias de hoje. Mas são Bruxas do bem, que vivem em sintonia com a natureza, elevando seu olhar aos céus, numa prece, em comunhão consigo mesma e com a beleza das coisas do mundo.Colhem ervas para chá, plantam flores, sujam suas mãos com a terra, plantando e colhendo,sugerindo chás, para alguma doença, infusão para curar alguma dor, num ritual perfeito, em comunhão com as coisas ao seu redor. Tem mais sensibilidade que outras mulheres, sente mais, sofre mais o que esta para acontecer, sua astúcia sempre a flor da pele. Uma mulher como outra eu diria mas só na aparência, pois ela é diferente na alma. Então vemos Bruxas todos os dias, no supermercados, na faculdade, no escritório, cuidando dos filhos, da casa, do marido. Mas quem é Bruxa sabe que é uma pessoa especial.

quinta-feira, agosto 23, 2012

As velhas Bruxas


Nos tempos idos, e quando tudo começou, era uma época muito pobre e de miseráveis. Então a bruxa sempre se destacava pela sua feiura, pelo seu trajar, sempre de preto, vestido esfarrapado, cabeleira desgrenhada, nariz grande e curvado, com uma verruga enorme no nariz. Chapéu em formato de cone grande chamava muita atenção por onde passava. Por isso vivia na floresta quase sempre isolada dos povoados, com muito cuidado para não ser descoberta, pois sabia que ia lhe custar à vida. Colhia as ervas no mato, para fazer suas receitas, tanto para o bem como para o mal.

quarta-feira, agosto 22, 2012

O poder da magia


A magia é composta por dois elementos. O poder de imaginar e o magnetismo que é o imã da mente. Faz bem ao coração amar e ser amado. Faz bem para o corpo e a mente. Nada comprovado cientificamente .Mas as simpatias se vão de gerações a gerações. Tem que ter fé e acreditar, isso é fundamental. Temos muitas crenças e religiões, cada um com a sua. Também tem quem não acredita em nada, apenas em si mesmo. Sua mente é ingrediente básico para qualquer Magia. Mas você tem que acreditar. É muito triste não acreditarmos em algo, além de nós, acima de nós. Tornamo-nos seres vazios, sem objetivo nenhum. Então a fé é que nos move no nosso dia a dia. Somos mágicos através dos nossos pensamentos, ele desencadeia forças positivas, que aliadas ao seu otimismo e a decisão fazem as coisas acontecerem.

segunda-feira, agosto 20, 2012

Vamos falar de Florianópolis?


Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. Destaca-se por ser a capital com o melhor índice de desenvolvimento humano, segundo relatório da ONU. É a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida. Localizada no centro-leste do Estado de SC e banhada pelo Oceano Atlântico. Em 2011 conforme pesquisa do IBGE, tinha uma população de 427.298 habitantes. O cartão postal que identifica Florianópolis é a Ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926, sendo a primeira ligação ilha continente. Hoje sem uso, com serviço de manutenção direto, serve apenas de cartão postal e de alvo de visitas de turistas. Lá não passa mais carro. Quem fundou Florianópolis, foi Francisco Dias Velho, que chegou ao local no dia de Santa Catarina. Foi chamada mais tarde ao se tornar uma vila de Nossa Senhora do Desterro. Com a Proclamação da República, a vila elevou-se a cidade e assim passaram a chama-la de Desterro. Esse nome não agradou aos moradores que fizeram várias votações para trocar seu nome. Uma das sugestões foi a de “Ondina “nome da deusa da mitologia que protegia os mares”“. Descartaram esse nome, até o fim da Revolução Federalista em 1894. Em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto, o então governador da em Desterro. Os habitantes de Florianópolis, na época da chegada dos exploradores, eram "índios carijós" de origem tupi-guarani.

sábado, agosto 18, 2012

Depois de tantas coisas tristes....

Uma boa noite aos amigos, que a noite traga junto com a sua magia, muita PAZ. Que as Bruxas do bem lhes tragam alegrias, pensamentos bons, sonhos incríveis. Que você amanheça sorrindo para a vida , para o mundo, e que possa viver mais um dia... Com certeza nós as bruxas do bem estaremos fazendo nossas poções mágicas para que se derrame o bem pelo mundo inteiro. BOA NOITE AMIGOS!!!!

Guilhotina


Na Revolução Francesa os crimes da mesma natureza fossem punidos com o mesmo tipo de pena, independente da classe social. Em 03/07/1791 a Assembleia sancionou uma lei que todas as pessoas condenadas a pena de morte "terão a cabeça cortada”. A guilhotina foi fabricada por Sr. Tobias Schmidt, construtor de violinos. Foi experimentado em vários cadáveres e foi usado pela primeira vez, na Praça da Greve no dia 25/04/1792 em Paris. E sua primeira vítima foi Nicola Giacomo Pellettieri. O carrasco era Charles Henry Sansom, o mesmo que decapitaria em seguida o Rei Luiz XVI.

Mesa de Evisceração



O carrasco abria o estômago com uma lâmina e prendia com pequenos ganchos as vísceras e com uma roda lentamente puxava os ganchos e as partes presas saiam do corpo até a morte da vítima que ocorria após muitas horas.

Esmaga Cabeça



A vítima era colocada sobre a barra inferior e depois a calota era abaixada por rosqueamento sobre sua cabeça. Primeiro despedaçavam-se os dentes, depois as mandíbulas e por fim a massa cefálica saia pela caixa craniana. Foi muito usado também na era da Inquisição.

Pêndulo

Acontecia o deslocamento dos ombros, era de todas as torturas a mais comum, também na Idade Média como instrumento de tortura obrigatório. Eram usados em quase toda a região da Europa. Servia de punição e exemplo para todos e era usado para defender as comunidades.

Forquilha de Herege

Aos hereges eram reservados um tratamento diferente dos condenados comuns, pois o objetivo era salvar suas almas. Era encaixada abaixo do queixo e sobre a parte alta do tórax, e presa com um colar no pescoço. As pontas entravam nas carnes, com dores horríveis , essa tortura era a mais comum no ano de 1200 a 1600.

Cavalete

Sistema de tortura usado nos suspeitos de bruxaria. Era colocada nua sob um finíssimo jato de água gelada e deixada nesta posição por 30 a 40 horas.

Cadeira de Inquisição

Instrumento essencial usado pelo inquisidor .O réu sentava-se nú e as agulhas penetravam em seu corpo e com o menor movimento feito, sentia uma dor terrível . Em algumas cadeiras os assentos eram de ferro e podia ser aquecido até ficar em brasa e o acusado sentia uma dor intolerável , fazendo-o confessar em menos de quinze minutos

Aparelhos de Tortura

Esse instrumento se chama açoite.

A Santa Inquisição

Foram localizados 45 casos de moradores da Capitania de São Paulo, entre eles 16 padres, acusados de namorar suas penitentes no confessionário , oito sodomitas, homossexuais masculinos, sete bígamos, sete feiticeiros, três autores de propostas indecorosas, mais dois cristãos acusados de irregularidades no exercício do cargo do Santo Ofício.

A Santa Inquisição - 2ª Parte

Em Cuba, deu-se início em 1516 comandado por Dom Juan de Quevedo, bispo que eliminou 75 hereges.Em Salém , Nova Inglaterra (hoje EUA)foram enforcadas 19 pessoas após serem acusadas.No Brasil, a Inquisição atuou no século XVIII entre 1721 a 1777, 139 pessoas foram queimadas vivas.A perseguição aos pagãos , chegou ao fim no século XVIII sendo que a lei da Inquisição permaneceu em vigor até meados do século XX. Na Escócia , também foi abolida em 1736 , Na França em 1772, na Espanha em 1834. No Brasil os tribunais chegaram a ser instalados no período colonial , porém não apresentaram muita força, como na Europa. Foram julgados , principalmente no nordeste alguns casos de heresias, relacionadas ao comportamento dos brasileiros , além de perseguir alguns judeus que aqui moravam.Um dos maiores inquisidores , que mais castigou hereges no século XV , foi o espanhol Tomás de Torquemada, conhecido como "Grande Inquisidor" perseguiu e puniu muçulmanos e judeus convertidos na Espanha . Muitos cientistas também foram perseguidos e censurados , condenados por defenderem idéias contrárias ao catolicismo. Um dos perseguidos foi o cientista Galileu Galilei, escapou por pouco da fogueira, por afirmar que o planeta Terra , girava em torno do sol. Já o cientista Giordano Bruno, também italiano não teve a mesma sorte , pois foi julgado e condenado a morte pelo Tribunal.

A Santa Inquisição

A Santa Inquisição teve seu início no ano de 1184, em Verona na Itália, com o Papa Lúcio III.A Inquisição era o ato de indagar , investigar judicialmente, aqueles que de uma forma ou de outra , se opunham aos preceitos da Igreja Católica, também conhecido como Santo Ofício.Era um tribunal eclesiástico criado com a finalidade oficial de punir aqueles que não tinham a fé católica.No século IV a Igreja Católica tomou para si santuários , templos sagrados de povos pagãos, pois se acreditava que eles continuavam a frequentar lugares sagrados para reverenciarem seus Deuses.Em 1198 o Papa Inocêncio III , liderou uma cruzada contra os hereges do sul da França , promovendo execuções em massa.Já em 1229 , o Papa Gregório IX , criou oficialmente o Tribunal do Santo Ofício. Em 1252, o Papa Inocêncio IV, publicou em documento que foi fundamental para a execução do plano de exterminar os hereges. Mais somente em 1320, a Igreja Católica, declarou oficialmente que a bruxaria e a antiga religião dos pagãos , constituíam uma ameaça séria ao cristianismo. Os inquisidores , eram doutores em Teologia e Direito Canônico e Civil.I

segunda-feira, agosto 13, 2012

Temos de tudo

Temos baleias, e temos neve na serra de Santa Catarina no inverno. Temos a temperatura ideal para todos.
É só escolher a região que você deseja visitar, nosso país é enorme! Vocês não fazem ideia da extensão territorial que tem o nosso país.Temos praia, calor, frio, lagos, cachoeiras, cascatas, dunas, mar que mais parece uma baia, outras que servem para a prática de surf. A Praia da Joaquina por exemplo.

O anoitecer em Florianópolis


O anoitecer em Florianópolis é lindo, quando o sol vai indo embora devagarinho, vai deixando uma tristeza  uma solidão que nos invade, junto vem as saudades, de dias idos, de pessoas amadas que se foram, mas logo, logo, chega a lua com todo o seu brilho, nos enchendo de energia maravilhosa! Mas quando não tem lua....ficamos com a escuridão, mas o escurinho também tem suas magias! hahahahahahaahahah!!

O amanhecer em Florianópolis SC

Esse é o amanhecer na Ilha de Florianópolis, a Ilha da Magia como conhecemos.O sol nasce de dentro do mar, fazendo com que a água se torne vermelha como sangue. O mar também tem seus mistérios. Dias calmos como uma baia, outros furioso como se quisesse acabar com tudo ao seu redor. E tem dias que ele esta azul da cor do céu, outros, verde como as matas da Amazônia, e quando está furioso, fica marrom esverdeado, raivoso, com ondas gigantes que vem até a praia lambendo tudo o que encontra pela sua frente.

domingo, agosto 12, 2012

Dia dos pais


Hoje aqui no Brasil se comemora o dia dos pais.
Pais que nos tornaram gente de verdade, nos criando com   padrões morais dignos, com seriedade, apesar de suas dificuldades. Como Froid explica tudo de ruim que possuímos, a culpa são deles, principalmente das mães. Isso é história pra boi dormir. O culpado de nossas falhas somos nós mesmos, por sermos fracos, limitados, e por não termos passado na vida um terço de que nossos pais passaram. Mas precisamos culpar alguém pelos nossos erros. Hoje reunimos a família, fizemos um almoço decente sentamos toda a mesa e comemos , bebemos, até alguém sair da linha e estragar tudo. Mas o Pai perdoa, assim como perdoa todos os nossos erros , que por sinal o culpamos.

Um lugar lindo de se viver

Bom dia amigos do mundo.

Essa praia se chama Solidão. tempos atrás , era muito pouco visitada pelo acesso que era muito ruim, então havia dificuldade para chegarmos até ela.O tempo foi passando e chegou a evolução  , a ganancia de adquirir  novos pedaços de terra para construir novas casas de veraneio no local. Isso fez com que a natureza ficasse um tanto devastada. lembro de quando era pequena eu e minha mãe íamos até a outra praia que fica depois dessa , trocarmos peixe salgado por verduras e legumes. Então fazíamos o trajeto todo pela praia com as ondas indo e vindo em nossos pés.
Hoje temos casas de turistas , que invadiram o local pelo preço baixo que cobravam por cada pedaço de terra.E eles vinham em bandos, devido a facilidade de possuírem um pedaço de terra por preço tão barato.
Isso nos custou muito caro , visto a tranquilidade em que vivíamos, até então,  para depois constatar que tínhamos vizinhos de todo o mundo. Inclusive gente que fugiam da polícia, gente que precisava se esconder de um passado não muito bonito.Hoje vivemos com uma mistura de povos , de toda a raça e credo.Pagamos um preço bem alto pela evolução dos tempos.Sentimos saudades de quando as estradas eram de chão batido , e andávamos atrás dos carros de boi . Só pra ver quem seria o atingido pelo chicote do condutor do carro.E o carro de boi se ia... chorando com o peso da sua carga, que era as vezes de mandioca para os engenhos de farinha, ou cana para os engenhos de garapa , cana- de - açúcar e cachaça
Era um tempo lindo que não volta mais, só a ganancia dos homens que prevalece.

sexta-feira, agosto 10, 2012

Baleias visitam a Ilha

Praia do Morro das Pedras
Esse ano foram vistas em 26/07/12 62 baleias francas, já no dia 9 de Agosto foram avistadas mais 41 baleias. Com isso, conforme o monitoramento feito no mês de Julho de 2002 bateu o recorde que era de  2009 quando foram vistas apenas 61 baleias.
Todos os anos nessa mesma época recebemos a visita de baleias que vem ao litoral, onde as águas são mais quentes para dar a luz a seus filhotes. Entretanto, correm o risco de ficarem encalhadas ou presas nas redes dos pescadores. É um espetáculo lindo de se ver!

Linda sexta -feira!


Hoje é sexta feira. Adoro sexta feira! Acho que é uma questão de bruxaria mesmo. É como se todos os nossos problemas fossem embora, realmente, nos sentimos bem nesse dia.
Aproveitamos para limpar a casa, colocar os cobertores na janela pra tomar sol, um hábito açoriano. Varremos o quintal bem cedo, já que os antigos diziam que, se notava uma mulher limpa pelo quintal limpo. Aproveite para energizar a sua casa, varra tudo bem varrido, limpe o chão, banheiro, armários, geladeira, depois acenda uma vela perfumada. Toda Bruxa tem sempre a mão ervas de cheiro, mesmo que sejam plantadas em um vaso. Temos tempero, como manjericão, tomilho, orégano, alecrim, sem contar as ervas de chá. Como cidreira, hortelã, camomila, e outras plantas mais.

quinta-feira, agosto 09, 2012

Praia da Armação - Ilha de Florianópolis SC

Praia da armação, vista de um outro angulo.Vejam como é linda! Sejam bem vindos! 

Praia da Armação - Sul da ilha de Santa Catarina


Bom dia Amigos!!

Essa praia se chama Armação. Foi dado esse nome a ela, porque anos e anos atrás, se matavam muitas baleias nessa praia, então os pescadores tiravam o que precisavam delas inclusive o óleo para as lamparinas, pois não tinham rede elétrica na época, isso veio a acontecer anos e anos depois.  Então se usava as chamadas "pombocas" Eles tinham uma armação própria para limpar a baleia tirar dela o que precisavam alimentos, e as carcaças enterravam nas imensas dunas que na época ainda existiam.

quarta-feira, agosto 08, 2012

Contos Antigos

Contam os mais velhos, que se um casal tivesse sete filhas mulheres sem interrupção, e sem nenhum filho homem, a sétima filha teria que batizar a menor para ficar livre da maldição de ser Bruxa. Se não fizesse isso com certeza seria uma.Também nas histórias contam que uma família de sete homens sem mulheres nascidos um após o outro, o sétimo viraria  lobisomem nas sextas-feiras de lua cheia. As bruxas antigas, eram descritas como muito feias, narigudas com verrugas enormes bem na ponte do nariz, ruins  malvadas e perseguidoras. Odiavam tudo o que era belo,e bom, detestava mulheres bonitas. Seu olhar secavam as plantas, matavam os animais no campo, embruxavam as crianças, até matá-las. Tinham mau hálito, pacto com o demônio, e usavam gatos pretos e todos os animais estranhos e pavorosos.Tudo isso para espalhar o terror e seus feitiços. Eram na maioria canhotas, e esta visão horripilante foi uma herança da idade média, e da civilização judaico-cristã que persiste até hoje. No passado as bruxas eram mulheres sábias que plantavam suas ervas medicinais para curar as doenças. Eram também chamadas de sacerdotisas do bem.
Mas se você tem medo delas, use sempre uma cabeça de alho na sua bolsa, ou pendure uma réstia de cebola em sua cozinha.

terça-feira, agosto 07, 2012

"Sou de onde o vento me levar
Nos quatro cantos do mundo
Sempre vou estar

Talvez um dia eu possa parar
e em algum canto
me estabilizar

Mas gosto de voar
no mundo da lua sempre vou morar
minha mente não pode parar
tenho a imaginação além da realidade

Que vaga no mundo dos sonhos
Em busca da felicidade.

Sonhar é meu destino e minha razão
Fonte de minha realidade e de minha ilusão
sou feliz assim
quem poderá me julgar".
Poema as Bruxas

segunda-feira, agosto 06, 2012

Caros leitores

Olá amigos, vocês podem estar estranhando tantas mudanças no blog, isso se deve por estarmos procurando o melhor. Pode ser incômodo que sempre quando acessam esteja diferente, mas como falei anteriormente estamos se adaptando, criando e melhorando. Isso é para melhor atender vocês, caso tenham alguma crítica ou sugestão nos envie. 

Uma ótima semana!


Às vezes começamos a semana com todo gás possível. Apesar de termos coisas amargas no coração. Então vem lá de dentro uma voz que nos empurra a seguirmos, para que cumpramos com a nossa missão nesse mundo. Bruxa também sofre também se decepciona, se sente triste e infeliz. Mas como somos diferentes, temos a capacidade de superar as coisas com mais facilidade. Rezamos, defumamos a casa, acendemos velas para os anjos, porque somos bruxas de outro tempo e trabalhamos para o bem. Não é difícil conhecer uma bruxa. Ela geralmente ri muito alto, espantando as pessoas a sua volta, pra não dizer, escandalizando geral. Porque é feio rir muito alto hahahahahah! Mas nós não ligamos pra isso. Nossa risada clareia as sombras, e anima o dia. Outra coisa que você define uma bruxa é pelo olhar. Uma bruxa lê a alma das pessoas só olhando pra elas.

domingo, agosto 05, 2012

Reza para espantar uma bruxa

Junte uns ramos verdes, e reze:
Treze raio tem o sóli, treze raio tem a lua.
Tosco, marosca, rabo de rosca, vassoura na mão,
relho na tua bunda e aguilhão nos teus pés.
Pôr riba do silvado e pôr baixo do tehiado !
São Pedro e São Paulo, São João Fontista.
Por riba da casa, São João Batista.
Bruxa tatara-bruxa, tu não entre nesta casa! nem neste lugarejo todo!
Por todos os santos Amém  Jesus!

Aprenda como não usar sua vassoura! HaHaHa


Magia? Não, isso se chama talento!

sexta-feira, agosto 03, 2012

Bom dia amigos do mundo!


Hoje é sexta feira. Vamos então aproveitar para fazer uma faxina geral. Mas faxina que eu falo, não é limpeza de armários etc... Isso também é bom. Mas o que  eu falo é da faxina de coisas que não precisamos mais. Exemplo: abra seu guarda roupa, e tire tudo pra fora e você vai ver que a metade do que ali existe, não tem nenhuma utilidade. Deixe os apegos de lado. Apegos por roupas antigas, que você tem há anos, doe tudo o que não serve mais para você. Mas com certeza vai ser muito útil para outras pessoas carentes. Pra que guardar aquele casaco de 1910, que a gente sabe que foi comprado no brechó? Aquela saia sabe lá de quantos anos, blusas fora de moda, calças surradas, coisas que deixam sua casa carregada, deixam o ambiente pesado, faça uma limpa também em extratos de contas velhas, carnes de pagamento de cinco anos atrás, coisas velhas sem uso.

quinta-feira, agosto 02, 2012

Noite de Lua Cheia


Olhe o céu! Olhe a lua gigante, com contornos pretos! Assusta? Não, a lua é dos sonhos, dos namorados, do clarão do céu, como se a noite fosse entrar dia adentro com toda a sua claridade. Apague as luzes, abra as cortinas, deixe a lua entrar em toda a sua casa, deixe a energia encher cada cantinho do seu mundo.

As Bruxas na Ilha de Santa Catarina - 2ª Parte


Para quem ainda não leu a primeira parte da história, clique aqui.
Aqui na Ilha, as bruxas voltariam as suas atividades como curandeiras, parteiras, conselheiras, conhecidas como benzedeiras. E foram então, chamadas de bruxas ou feiticeiras, vivas ou mortas, pois realizavam magia negra e encantamentos para o mal.
A Mudança do nome de bruxa para benzedeira deu-se por conta da inquisição. Ser bruxa, era fazer pacto com o demônio, eram também responsável por todas as desgraças e coisas ruins que aconteciam na vida do povoado. Existem muitos relatos sobre bruxas e benzedeiras nos antigos vilarejos da Capital.

Eu não sei na verdade quem eu sou


"Meninas são bruxas e fadas, Palhaço é um homem todo pintado de piadas! Céu azul é o telhado do mundo inteiro, Sonho é uma coisa que fica dentro do meu travesseiro! (...) Velhinhos são crianças nascidas faz tempo! Com água e farinha eu colo figurinha e foto em documento! Escola é onde a gente aprende palavrão... Tambor no meu peito faz o batuque do meu coração!"
-Fernando Anitelli

quarta-feira, agosto 01, 2012

Tenha uma boa noite de sono ;)

Se acalme antes de deitar. Tome um banho demorado, bem quentinho, passe um óleo perfumado em todo corpo. Coloque aquele pijama macio, aquele que você se nega a jogar fora, ele deve ter um cheirinho só seu. Ponha também umas meias de algodão, não sem antes passar um creme nos pés. Faça um chazinho quente de cidreira, camomila, capim limão, laranjeira, se não tiver nada disso em casa prometa a si mesma que irá comprar amanhã sem falta. Então tome um copo de leite quente com mel, leite você tem em casa não tem? Se não, vai outra dica: Coloque uma caneca de água para esquentar no micro (isso mesmo, sou uma bruxa moderna). Deixe o caldeirão para poções maiores e mais importantes. Esquente a água e coloque um pouquinho de canela, adoce e tome bem quentinho. Se você não tiver nada disso, vá se catar deitar! HaHaHa

As Bruxas na Ilha de Santa Catarina - 1ª Parte

Em 1747, Rei de Portugal Dom João V, determinou a transferência de 4.000 portugueses oriundos das ilhas dos açores e madeira para as províncias de Santa Catarina e Rio Grande do sul. Em 1748, começaram a chegar à ilha chamada na época Nossa Senhora do Desterro. Entre eles, vários casais de desertores. Havia também algumas mulheres afastadas de Portugal acusadas de feitiçaria, assim os moradores dos açores, trouxeram junto com eles suas crenças, seus costumes, suas tradições e bruxarias... Continua...